Notícias - Viagens de ônibus pedem cuidados dos passageiros
Viagens de ônibus pedem cuidados dos passageiros
Polícia

Viagens de ônibus pedem cuidados dos passageiros

Transporte de passageiros em ônibus e vans exigem algumas precauções; órgãos estaduais e nacionais possuem cadastros de empresas autorizadas a fazer este serviço

 

A tragédia envolvendo um ônibus de turistas na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina no dia 14 deste mês, fez com que fossem ressaltados alguns cuidados que os passageiros devem antes de embarcar em um ônibus.

Naquele fim de semana, uma excursão que seguia de União da Vitória para Guaratuba acabou culminando na morte de 51 pessoas que ocupavam um ônibus – entre elas quatro vítimas de Irati e Carambeí – que acabou caindo em uma ribanceira. Posteriormente, verificou-se que a empresa que fazia o transporte do grupo não tinha a autorização para fazer viagens interestaduais.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibiliza uma relação de empresas autorizadas a fazer o transporte de passageiros. O mesmo tipo de cadastro é mantido pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Paraná (DER).

Verificar se a empresa que fará o traslado do passageiro – seja em uma excursão por exemplo, ou em qualquer outro tipo de viagem – está regularizada é um dos cuidados que se deve tomar antes de viajar de ônibus. "A ANTT disponibiliza um cadastro atualizado de empresas autorizadas a fazer viagens. Antes de viajar o passageiro é aconselhável que ele verifique se a empresa em questão está regularizada", aconselha o inspetor Haroldo Luís Rauch Junior, chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ponta Grossa.

A consulta pode ser feita pelo telefone 166, da ANTT. Para casos de viagens dentro do Estado o passageiro deve procurar o DER, e órgão estadual possui um canal de atendimento, por meio do telefone 0800 410158, dedicado exclusivamente para sanar dúvidas sobre o transporte intermunicipal no Paraná.

Cinto

Outra recomendação ao viajar de ônibus é o uso do cinto de segurança. Uma das hipóteses sobre o acidente na Serra Dona Francisca é que os passageiros não estivessem com o dispositivo de segurança no momento que o veículo tombou. "Desde 1989 todos os ônibus são obrigados a dispor de cintos de segurança, e hoje a maior parte da frota no país tem este equipamento. É algo importante, e que de fato pode salvar vidas em um acidente", alerta Rauch, que também faz um alerta sobre viagens em vans: "A ANTT libera o transporte interestadual de passageiros em vans. Obrigatoriamente ele deve ser feito em ônibus".

redesp_facebook.pngredesp_google_plus.pngredesp_linkedin.png
 
 
Fone:
(11) 4111-3143 (11) 98763-9773
E-mail:
central@antt.net.br
Chat:
Atendimento On-line
 
 

ASSESSORIA NACIONAL AO TRANSPORTE TERRESTRE 

AV. PAULISTA, 1636 CONJ. 1105 BELA VISTA 
SÃO PAULO/SP - CEP 01310-200


LICENÇAS e AUTORIZAÇÕES
TRANSPORTE DE CARGAS E DE PASSAGEIROS 
ANTT, ARTESP, EMTU, PREFEITURA DE SÃO PAULO


LIGAR AGORA
(11) 4111-3143 / (11) 98763-9773
central@antt.net.br 

SOMOS UMA EMPRESA PRIVADA E
NÃO POSSUIMOS QUALQUER VINCULO COM A ANTT
(ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE TERRESTRE)
 
Sobre
- Empresa
- Local
- Contato
Mais
- Antt Para Vans e Onibus - Antt Empresas de Carga
- ANTT TAC Pessoa Física - Artesp p/ Fretamento
- CADASTUR - EMTU ESCOLAR
- EMTU P/ FRETAMENTO - SMT P/ FRETAMENTO
- ARTESP ESCOLAR - CARGA
- Notícias - Serviços
ANTT Passageiros - Todos os direitos reservados. icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.